domingo, 31 de dezembro de 2017

ritual de passagem


Ainda bem que, todos os anos, o ano chega ao fim e outro começa. E não, não é pela festarola ou réveillon que o digo.

Refiro-me a todo um ritual de passagem que se gera e que nos permite renascer, tal como o novo ciclo que se inicia.  Com mais ou menos profundidade, com mais ou menos verdade, com mais ou menos tempo, paramos. Todos paramos. Olhamos para dentro. Olhamos em redor. Voltamos a olhar para dentro e projetamo-nos. Sonhamos. Queremos.

Com mais ou menos força, acreditamos que no ano novo é que é! E isto é bom. É o que nos permite evoluir, mesmo que no final desse ano novo vejamos que afinal nem tudo se cumpriu. Pelo caminho esmorecemos, obstáculos irreparáveis se ergueram e sofremos.

Importa é não perdermos a vontade de renascer. Das cinzas, da dor, de nós próprios.

Vem daí, 2018, estamos preparados! Ou não... 😊




quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Pai Natal


Santa Claus, by João T.


Assim, sem mais nem menos, no meio da salgalhada de legos de uma sala espera, mostras-me aquele que é o Pai Natal mais lindo do mundo e arredores.

Assim, sem mais nem menos, pelas mãos do meu pedacinho de céu maior, vislumbro a simplicidade e a alegria de uma criança em fazer Natal. Seja onde for. E vivê-lo assim, de braços abertos e de sorriso no rosto.

Obrigada, filho querido, por abrilhantares a minha Vida e o meu Natal!


sábado, 9 de dezembro de 2017

floRIR 🌻



E, às vezes, a vida planta-nos em terrenos tão hostis, que nos parece impossível dar flor ou fruto.
E, às vezes, planta-nos em situações tão difíceis de lidar, que achamos não haver entendimento possível. No dia a dia. Na vida a dois. Na vida a dois + dois.

E, às vezes, muitas vezes, tantas vezes!

São tantos os momentos que exigem de nós força e resiliência, que parece que floRIR é a última coisa que conseguimos fazer.

Mas depois segues entre pedras e pedregulhos e, pelo caminho, vês uma flor que cresce indiferente ao ambiente adverso. Cravejada com espinhos, mas bela e cheirosa. Silvestre e resistente. Uma rosa.

Assim foi o caminho de hoje. Resta-me também eu saber florir...🌻

"Que saibamos florir
onde a Vida nos plantar."

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

+Quadros de honra precisam-se!



O assunto Quadros de Honra ou Quadros de Mérito bateu-me à porta e deixou-me a pensar: estará correto? será justo? faz sentido?

Não nego o sorriso que esbocei ao ver ali, naquela carta que acabava de chegar, o reconhecimento pelo desempenho escolar do meu pedacinho de céu. Abracei-o. Parabenizei-o.

São várias as vozes que se erguem para contestar estes "quadros", por os considerarem uma desonra e uma discriminação para quem deles não figura. Compreendo, mas vejo as coisas noutra perspetiva.

A meu ver, não acho que a nomeação para os afamados quadros de honra seja algo negativo e que não devesse existir. A meu ver o que falha é mesmo não haver mais quadros que glorifiquem os talentos e dons de cada criança: o dom da partilha, da alegria, da simpatia, do altruísmo, o sentido de humor, talento para a dança, a música, o desporto, o teatro ...
Cada criança tem talentos que devem ser aclamados. O mérito escolar é apenas um deles.

Vivam os quadros dos talentos! De todos os talentos! Afinal, eles poderão funcionar como estímulos para que cada criança procure em si o seu talento e o desenvolva. E seja feliz!


"We must believe that we are gifted for something and this thing must be attained" (Marie Curie)









domingo, 12 de novembro de 2017

Foz Côa ecoa no meu 💛





Tão bom que é regressar às origens. Ainda que não sejam as nossas, valem muito se te fazem renascer.

E foi sob este mote que, há uns dias, procurei renascer numa terra que agora também é minha e se confunde com as minhas origens.

Esta terra não me viu nascer, mas ao primeiro contacto deu-me Vida, deu-me Amor, deu-me Família, como se há muito me conhecesse.

Esta preciosa terra não me gerou, mas continua a receber-me de braços abertos e a ser para mim fonte de energia boa. Inspiração. Tranquilidade.

Dizem que devemos regressar aos lugares onde fomos felizes. Eu prefiro dizer que gosto mesmo é de voltar aos lugares onde eu SOU feliz. E levar comigo os meus tudos. :) Os meus três tudos!

E foi assim que, há uns dias, nos deixámos tocar pela brisa transmontana e pelas suas gentes. Mesmo não sendo a terra que nos viu nascer, esta é, sem dúvida, a terra onde queremos, vezes sem conta, renascer.

V.N.Foz Côa ainda ecoa nos nossos corações.




Com amigos do coração, em 2011.








terça-feira, 17 de outubro de 2017

Pormenores de um casamento




Estão a ver aqueles casamentos preparados ao pormenor, cheios de pompa e circunstância, em que a gravata do noivo combina com o lenço, a meia, a luva, as tolhas da mesa, os sapatos da noiva, a cortina do vizinho, o tapete de entrada e com tudo e mais alguma coisa? Eu também não. O nosso não.

Naquele sábado, tudo decorreu sem as loucuras de um planeamento antecipado de um ou dois anos. Umas poucas semanas e a magia acontece. Uma família talentosa e uns amigos que "valem mais que todo o ouro do mundo" e a felicidade espalha-se. E, sem protocolos a cumprir, contagia todos.

Na verdade, quanto mais nos preparávamos interiormente para o casamento, menos importavam os pormenores. Porque não passam disso mesmo: P O R M E N O R E S. Quanto ao resto, sim, tratámos nós!!! 😉






terça-feira, 26 de setembro de 2017

contagem crescente




Por aqui, não gostamos de contagens decrescentes. Preferimos receber as coisas e os acontecimentos de uma forma serena e deixá-los crescer. Assim como quem lança a semente à terra e espera pela planta, pelas folhas, pelas flores, pelos frutos.

E quando é de Amor que se trata, não há melhor que o deixar agigantar-se diante (e dentro) de nós...
Por aqui, já começámos a contar, em modo crescente, 1... :p

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

no país das maravilhas




O dia de hoje amanheceu mais cor-de-rosa!

Nem a chuva leve que caía, nem as nuvens que se adensavam no céu, conseguiram ofuscar o teu brilho.

E assim nasceu uma estrelinha maior e mais brilhante: a minha sobrinha!

Bem-vinda!!

Bem-vinda, Alice!! E, sem medo, faz da nossa Vida um país das maravilhas! :)

quarta-feira, 26 de julho de 2017

avós, obrigada!



Os meus filhos têm três pares de avós. Nem todos o são no papel, mas na Vida são. Ai se o são!

E é a eles que hoje quero deixar o meu profundo agradecimento por tudo o têm feito. Por mim, pelos meninos, por nós.

Obrigada por fazerem valer os laços de Amor sobre os laços de sangue. Sem vocês, os nossos sorrisos não teriam certamente o mesmo encanto.

Obrigada. Muito obrigada!



terça-feira, 18 de julho de 2017

Cortar o cordão umbilical

O corte do cordão umbilical é feito à nascença, envolto num choro brutal de vida. Corta-se o que nos liga,  mas envolve-se. Estendemos a nossa asa e daqui não sai, aqui nada acontece.

Porém, as 'dores' vêm depois. As dores chegam quando voltas a cortar este cordão umbilical porque precisas de uns dias de descanso. Duas ou três noites. Não pedes mais. É é aí que começa a doer. A cria já não depende tanto de ti e sai debaixo da tua asa.

Dói porque o corpo pede descanso, dói porque não descansas sem a cria por perto!

Dói, não porque não confias que esteja bem; dói porque é teu e o teu colo já não sabe estar vazio.

E assim se faz o 'descanso' de uma mãe que não tem uma das suas crias ao redor da sua saia.

Pois, descanso precisa-se, mas dói!!!



sexta-feira, 23 de junho de 2017

🛩 Férias "à séria" 🏄

E zás!
Chegou ao fim o primeiro ano escolar do João.

Em nove meses de aulas, muitas mudanças aconteceram. Entre cortes de cabelos, dentes que caíram e outros que nasceram, temos um João mais sabichão, mais teimoso (ou com problemas de audição - das duas três!!) e mais resmungão. E, sempre, o mesmo doce!

Se no primeiro dia desta aventura letiva ele tomou a palavra neste blogue, hoje devolvo-lhe o protagonismo, uma vez mais, numa espécie de entrevista "à séria":


- Mãe, estou exausto!
- Mas...
- Mãe, estou cansaaado!




- Mas...
- e tenho de fazer os trabalhos de casa, que são imensos!
- Mas estás de férias, filho. Agora podes descansar. Depois fazes...
- Quero fazer já... para depois estar de férias descansado!
- Mas... era só uma entrevista!







































E, nestes poucos minutos, a sua bateria foi carregando e eis que tenho o João ávido por concluir os TPC "and to dig for fun!"

E já agora, se não for pedir muito, disponível para uma entrevista "à séria".
- Sim, mãe, amanhã. Pode ser amanhã?







quarta-feira, 14 de junho de 2017

Proud of you, babe





A imagem e as palavras não são minhas, mas bem podiam ser. Por tua causa, meu amor.

A imagem e as palavras não são minhas, mas sou delas testemunha. Por tua causa, meu amor.

A imagem e as palavras não são minhas, mas acredito nelas. E, sobretudo, acredito em ti. Porque te amo, meu amor, e estou orgulhosa de ti!




quinta-feira, 1 de junho de 2017

crianças, crianças e crianças!

Ainda bem que há um dia em 365 do ano que nos permite parar (quem puder!) e verificar o estado da criança que há em nós.

Ainda bem que há um dia, devidamente assinalado no calendário e partilhado nas redes sociais, que nos vem lembrar das crianças, esses seres enérgicos, irrequietos e genuínos que dão cor (e cabelos brancos) à nossa vida!

Mas ainda bem que há um dia assim. Um dia que me permite agradecer, uma vez mais, pelos meus filhos na minha vida e pela criança que procuro alimentar em mim, eternamente.

Como se não bastasse todas estas crianças para "sustentar", há três anos que alimento este blogue. Um blogue que nasceu e continua criança. Em boa verdade, talvez seja ele que me alimenta e nunca me deixa esquecer a criança que há em mim.

Puxaaaa, tanta criança!! :D

Duas crianças... a serem crianças.

Duas crianças... a serem crianças.

Duas crianças. A que há em mim quase que morria!

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Pais, não colapsem! Não há necessidade!


Um ALÔ aos pais que, com bastante frequência, entram em colapso quando as paredes de casa ganham outros "contornos" ou quando o carro vira repositório de material... digamos... próximo de lixo:

Eles - os filhos - serão crianças apenas uma vez na vida. Já nós - nós seremos pais a vida toda! Por isso, deixemos as chatices para mais tarde! Aproveitemos as suas "asneiras" - próprias de quem é criança -  para lhes estimularmos a criatividade e serem felizes. Eles e nós!

[E com isto habilito-me a ouvir sermão e missa cantada quando chegar a casa... 🤔]

segunda-feira, 17 de abril de 2017

É Alentejo. É Amor.




É Alentejo. É Páscoa. É campo.
É Alentejo. É Páscoa. É Família.
É Alentejo. É Páscoa. É tempo de renovação.

É Alentejo. É Páscoa. É Amor.


domingo, 26 de março de 2017

pequenos, mas grandes na diferença!




















Causa-me alguma confusão ver que, para algumas pessoas (se calhar, muitas), importa é fazer em grande, organizar eventos de caridade em grande, ser voluntário "em grande". Um "em grande" que significa "em grande visibilidade", "lá fora" e "grande impacto" . E esquecem-se que a grande diferença poderá estar no mais singelo gesto/palavra com a pessoa que está ao nosso lado. No autocarro, no comboio, no trabalho, na família, na rua.

Nada contra as grandes ações grandes, desde que não nos esqueçamos de que se conseguirmos, de alguma forma, tocar/chegar a alguém, já estamos a transformar e a fazer a diferença.

E fico-me por este sábio provérbio africano e por todos os "mosquitos" que, na sua pequenez, vão agitando a sociedade.

domingo, 19 de março de 2017

dia do pai "sem" o pai



Há sete anos, tinhas um dia, apenas. E esse era o teu primeiro dia do pai. Era sexta-feira e, obviamente, estávamos no hospital.

À hora marcada, as visitas fizeram-se chegar. Ainda estávamos​ apenas eu e tu, as outras mães e os bebés, quando ouço a voz de uma menina cantar ao seu papá. Em visita à mana que tinha nascido, a linda menina lembrava que era Dia do Pai e cantava como um anjo.

Uouuu. Estávamos apenas eu e tu, meu filho. Não consegui conter as lágrimas, meu amor. Chorei, desculpa, mas chorei. Era o teu primeiro dia do pai e o teu pai não estava para te segurar ao colo. E na minha cabeça via já todos os dias do pai a chegar e tu sem essa figura a quem entregar um presente que farias com tanto amor e criatividade.

Sussurrei ao teu ouvido que o papá estava no céu e que nunca, mas nunca te abandonaria. Nem ele. Nem eu. Nunca.

Uouuu. Volvidos sete anos, o Dia do Pai chegou e o Céu fez-se presente, através do teu maravilhoso pai do coração. Sim, filho, o pai. Esse a quem, todos os dias, chamas pai e com quem te delicias a jogar à bola e saltar para o pescoço para chegares mais alto.

Uouuu. Como misteriosos e maravilhosos são os desígnios de Deus! Desígnios esses que querem apenas que sejamos felizes. E de forma simples: basta acreditar. Mas não é "apenas" acreditar. É Acreditar mesmo!!

Felizes dias do pai, todos os dias, a todos os pais, padrinhos e simpatizantes da paternidade!


quarta-feira, 15 de março de 2017

40 à vista!! :D



Hoje, logo pela manhã, reparei que consigo avistar de forma mais nítida os 40!! Avisto-os com clareza, não pela proximidade, mas porque a vistinha ainda é boa e cá dentro corre jovialidade. Pelo menos, é isto que sinto! :)

Os 35 chegaram e o saldo acumulado é de tal forma positivo e feliz que não tenho como não o dividir. E confirma-se a máxima: quanto mais o divido, mais ele cresce. Como bem apregoa o Centro Comunitário mais famoso do país, a Felicidade multiplica-se quando a dividimos. [#multiplicarafelicidadedividindoa]. É mesmo assim.

E hoje uma imensidão de gente bonita resolveu dividir comigo mensagens calorosas e cheias de energia boa. E agora eu, para as conseguir replicar, multiplicar e dividir, precisarei de triplicar estes 35! No mínimo. Venham eles e que, pelo caminho, sejamos felizes!


[Ora, com esta idade, julgo poder inscrever-me no Centro Comunitário e garantir o meu lugar, para quando a
vistinha já me falhar, ainda que, nessa altura, a jovialidade continue certamente a brotar das minhas entranhas!]






domingo, 5 de março de 2017

Formação não basta..

... junta-lhe inspiração!

Muitas vezes, mais do que formação, o que realmente nos faz falta é I N S P I R A Ç Ã O. Inspiração que nos leva a colocar o coração em tudo aquilo que fazemos. Seja no trabalho, seja na família, nos amigos, na vizinhança.

E quando reservas o teu sábado para formação e, ao longo do dia, és bombardeada com momentos supremos de inspiração: é ouro sobre azul! Como se não bastasse a boa onda e sabedoria do João e do Pedro, fomos presenteados por uma dupla que, ao que parece, dispensa apresentações. E se refiro o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, nada mais preciso dizer!

Mas eu quero dizer. É importante dizer que a Sofia e o Ângelo são absolutamente extraordinários! O trabalho que desenvolvem no Centro Comunitário é simplesmente inspirador e a vontade que tenho é de os agarrar para tomarem um café comigo, todos os dias. Vá, de vez em quando! Porque inspiração precisa-se. E formação, por si só, não basta!

Há tempos, escrevi sobre o dom da multiplicação [do Amor]. Hoje, acrescento que importa também "multiplicar a felicidade, dividindo-a". E isto aprendi com o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo. Obrigada!











domingo, 26 de fevereiro de 2017

Carnaval a dois...

... e ninguém leva mal!





É Carnaval e ninguém leva a mal que um pai e uma mãe se refugiem num fim de semana a dois, em busca de umas horas bem dormidas.

É Carnaval e ninguém leva a mal que um pai e uma mãe reservem só para os dois um jantar, envolto em calma e com direito a comida quente.

É Carnaval e ninguém leva a mal que um pai e uma mãe se permitam a uma fuga à rotina, a dois, sem medo de inflamar o amor.

É Carnaval e ninguém leva a mal que um pai e uma mãe se refugiem num fim de semana a dois para recarregar baterias, que há muito que alertam para o desgaste físico e mental.

É Carnaval e ninguém leva a mal que um pai e uma mãe busquem, num único fim de semana, simplesmente ser melhores pais.

Por fim, já que é Carnaval, ninguém leva a mal que um pai e um mãe atirem ao chão, ainda que só por dois dias, as máscaras do cansaço e das olheiras e (in)vistam Amor. É Carnaval, certamente, ninguém levará a mal!

Obrigada, avós e avôs! Sem vocês não seria possível!! 🍻