terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Modelo de Natal


De olhos fechados, sem jeito para poses. Sem penteados fashion, nem maquilhagem. Ainda assim, aos teus olhos sou modelo! Modelo para a fotografia e para a vida. 

Sou para ti modelo de sabedoria, mesmo quando te digo que o xadrez, os dinossauros e as engenharias aeronáutica e aeroespacial não são a minha especialidade. Mas sabes que tudo faço para descobrires mais e mais e cresceres em sabedoria.


Vês-me como uma guerreira destemida, que te defende e apoia em qualquer circunstância, mesmo sabendo que morro de medo de ratos e qualquer ser rastejante com mais de meio centímetro! Mas de monstros não! Esses, caço-os todos!

Pensarás, certamente, que sou imortal, tal foi o número de (pré)ataques cardíacos a que resisti face às tuas quedas, teus picos de febre e deslizes em escorregas gigantescos para as piscinas! Tu com a adrenalina ao rubro e eu prestes a desmaiar!

Hoje, viste-me de casaco vermelho e achaste que melhor modelo de Natal não há. Uma terra bonita, telemóvel na mão et voilà: ensaio fotográfico com a mamã! 😊


Depositas em mim todos os créditos, mas neste ensaio todos eles são teus, meu querido filho! 😊

















segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Shalom



No coração dos mais novos cá de casa foram sendo semeadas pequenas boas ações. A cada dia uma breve reflexão. Um gesto simples, mas com significado. Uma boa intenção. Uma vontade de ajudar. Maior abertura para partilhar.

Assim vão construindo o caminho do Advento.

No coração dos mais velhos, entre a insanidade dos dias que passam a voar e a vontade de parar e sossegar, solta-se um desejo, para nós e para todos:

SHALOM! 🕊

Dentro de nós e com os outros.

Feliz Natal, gente boa e bonita!! 🎄




domingo, 23 de dezembro de 2018

Arre! Que Mundo de adultos!


Cheguei ao mundo dos adultos! Assim: às três pancadas, sem um aceno de boas-vindas!
Achava eu que isso dos desentendimentos, das chatices e das mentes mesquinhas faziam parte de um “estádio do caminho da vida” onde demoraria a chegar ou até, confesso, nunca chegaria!

As desavenças, os escárnios e maldizeres eram para mim pertencentes ao mundo dos adultos, das gerações anteriores à minha (não querendo com isto, de forma alguma, generalizar!) Da minha geração era impossível haver essa visão quadrada das coisas e das pessoas. A minha geração é feita de sonhos e de pessoas com asas, sedentas de conhecer o mundo.

Mas pasmem-se, de um dia para o outro acordo e estou assim, sem aviso prévio, num mundo de adultos, com gente da minha geração, despida de uma visão maior, de vanguarda, que olha a pequenezas! Gente que, em vez de louca, é oca. Arre!

Que 2019 me leve de volta ao mundo dos sonhadores. Às verdadeiras gentes da minha geração! Por favor! 🙏🏼


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Seres-luz ✨


Valha-nos esses seres maravilhosos à retaguarda. Esses seres-luz que tantas vezes nos iluminam o caminho, ainda que outras tantas vezes nos vejamos na penumbra! 🙏🏼


E tu, que luzes carregas? Que caminhos iluminas, ainda que de soslaio?

terça-feira, 23 de outubro de 2018

castelos ao vento



A metáfora é sobejamente conhecida. Essa, de construíres castelos com as pedras que encontras no caminho.

Como todos, ao longo da vida fui colecionando obstáculos que apareciam pelo caminho. De há quase uma década para cá, alguns chegam não propriamente como pedras, mas como autênticos meteoros.

Se 2009 foi o ano da revolução, do tsunami precedido de terramoto, que me tirou o chão, 2018 parece uma guerra de estrelas (de)cadentes e bombas nucleares. Sem beleza, mas absolutamente surpreendentes.

Não sei muito bem, mas parece-me que chega o final do ano e terei material para uma mansão, rodeada por uma "muralha da China". Despida de luxos, é verdade, mas recheada de mansidão. E Amor. 🙏



Créditos foto: Carlos Pinto (super-tio)
Créditos modelo: João (2 anos)
Créditos cenário: o nosso Palácio


sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Esclarecimento sobre o que faço



- O que fazes? - perguntaram-me.


Durante (grande) parte do dia, dedico-me com empenho e criatividade à minha atividade profissional.

Ao final do dia, e sobretudo à noite, sou caçadora-de-monstros. De verdade. Caço monstros de todos os tamanhos e feitios. De todas as cores e texturas. No armário, atrás da porta, debaixo da cama.

Em casa, caço criaturas monstruosas e tudo o que me cheira a esturro. É caça grossa, mesmo!

Entre uma caçada e outra, vejo a Masha e o Urso e rio-me com o Gumball.

E é isto. Pelas crias vou à caça, sem medo de meter a mão na massa!










segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Viajar até aos confins de mim




O repto para as minhas férias era este: viajar até aos confins de mim.

Entretanto, já passou mais de um mês, já se passaram as férias (onde elas já vão!!) e a auto-proclamada viagem até aos confins de mim parece difícil de alcançar!

São tão complexos (como surpreendentes!) os obstáculos e as inquietações, que conseguir chegar ao mais intimo de nós se torna uma viagem (mais) demorada. O que é bom. É bom porque cada vicissitude é uma oportunidade de nos pormos à prova e limarmos mais uma aresta do nosso ser. É a oportunidade de nos aprimorarmos. Afinarmos as nossas atitudes.

No fim de contas, só podemos agradecer pelos estalos, sob a forma de pessoas e acontecimentos, que a vida nos vai dando.

Dói, mas até as lágrimas que caem são maravilhosas para refrescar e limpar a alma. E aí evoluímos. E é tão somente disso que se trata: evolução. Pessoal/Espiritual.



quinta-feira, 26 de julho de 2018

Avós a triplicar



Os meus filhos têm três pares de avós.

Achou a vida que os devia presentear com os mais pacientes seres à face da Terra: os avós! Assim: em jeito de bónus! Não sei se o fez porque os meus filhos têm algo de indomável para uma só mãe aguentar (🤔 🙈😵) ou simplesmente porque o Amor nunca é demais!

Acredito que ambos os motivos possam estar corretos, mas sobretudo acredito que os meus filhos são crianças MAIS FELIZES porque têm colinho em fartura e ótimos advogados de defesa, sempre que se veem pressionados a comer algo menos doce ou quando o ambiente não lhes é nada favorável, porque algo caiu e partiu, molhou-se, estragou-se, rasgou-se...

Obrigada às três avós Marias e aos três avôs! 🙏


À minha avó Alice, um beijinho do tamanho do Mundo, que é tão mais iluminado com a sua presença e orientação!




domingo, 22 de julho de 2018

9 anos de encontros no caminho




Vim para me encontrar e, neste processo, deparo-me contigo entre o mais belo do Belo.

Nove anos depois da tua partida, continuamos a encontrar-te no caminho, nas mais subtis formas. Em aromas e gestos. No nosso tesouro maior.

Obrigada.




domingo, 10 de junho de 2018

Marcas


Hoje dei por mim a olhar para as minhas marcas. Não as da pele, mas aquelas bem mais profundas que selam a nossa alma. Tatuam o nosso coração. Ficam cravejadas no nosso eu.

São marcas que ficam para a vida toda. São lembretes infalíveis do que de muito bom vivemos e do que muito sofremos. São marcas. De momentos Bons e Maus. São marcas e ficam para sempre.

E hoje lembrei-me daquele abraço apertado, da Rita, a meio da noite (aquela primeira noite!), quando agonizava inconsolável ao me aperceber que NUNCA MAIS dormiria contigo. NUNCA MAIS adormeceria no aconchego do teu calor.

Momentos marcantes. Abraços que ficam para a vida.

Muitas mais marcas há, de diferentes formas e feitios, como aquele encontrão (ao virar da esquina) que guardarei para sempre, mas hoje foi este abraço que veio ao de cima! Porque se nos marcam, ficam para sempre. E ainda bem!

E tu, de que formas são feitas as tuas marcas?



quinta-feira, 24 de maio de 2018

chuva



A chuva cai lá fora
Limpa a rua, o campo e a cidade
À espera que chegue a hora
Nasça o dia e traga felicidade

As lágrimas teimam em cair
Limpam o rosto e a alma
Terapêuticas e com calma
Sossegam quando me virem sorrir

🙏


terça-feira, 15 de maio de 2018

Família ao molho e fé em Deus





Hoje apregoa-se o Dia da Família. Aquele dia que celebro todos os dias, amontoada, no sofá, com os meus pedacinhos de céu e o maridão. Simplesmente assim: os quatro ao molho! A ver a Masha, claro!!

Já nem sei adormecer sem antes vibrar com as histórias da russa Masha e o seu amigo Urso.

Os dias podem correr agitados, à velocidade de deadlines e das várias atividades, mas chegam à noite e param. Mais ou menos à mesma hora, no mesmo sofá e sob a mesma melodia. E assim somos família! Todos dias. Com fé em Deus e no Amor.



segunda-feira, 26 de março de 2018

Uma semana e tanto!

Photo by João Trindade



Avassaladora.
Inquietante.
Caótica.
Esta foi uma semana que pareceu querer levar-me ao limite e testar as minhas bases. A minha fé. Abalar os meus alicerces.

Bolas, o 15 de março chegou e com ele uma chuva de obstáculos que atentava contra a minha estabilidade emocional.

Era bomba atrás de bomba. Pelo meio sopravam-se velas e festejava-se mais um ano de vida. Meu, do meu filho, da prima, do primo e da super-tia Lu.

Do alto dos seus fresquíssimos oito anos, o mais velho marcou o Dia do Pai com palavras sérias e acutilantes.

Os dias foram-se somando e a tensão (emocional) variava entre alta e muita alta, com o Sarampo a querer também fazer parte da festa!

Uma montanha-russa de preocupações e emoções que foi abrandando a velocidade,  muito por conta do amor e compreensão do marido, das surpresas doces que chegavam pelo correio e da amizade incansável da super-família. Uma divertida jogada de monopólio em família e temos as baterias carregadas! (Obrigada, cunhadinhos!)

Ora, e dizem que passou apenas UMA Semana?! 🤔 Really?! 😱 Uma semana Só?!


quinta-feira, 1 de março de 2018

dores de crescimento de uma mãe





É impressão minha ou nos últimos meses cresceste anos-luz? 😱 Não sei se é porque é março e a data de mais um aniversário se aproxima, a verdade é que te vejo demasiado crescido para um coração de mãe que quer a sua cria bem debaixo da sua asa.

Vejo-te com outra timidez e, mais frequentemente, com o pensamento distante. Um pouco ao jeito de um adolescente.

Confesso que me sinto ainda pouco preparada para aceitar que deixes de ser o meu menino pequenino, de sorriso fácil e maroto, para te tornares o rapazinho, agora mais desligado, que quer o seu espaço.

Bem sei que faz parte, que este é o sentido saudável e natural da vida, mas custa. Custa-me tanto, ao ponto de achar que as dores de crescimento quem as está a sentir sou eu!!! 🙇


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

"Para, olha e regressa!"





O ano ainda há pouco começou, com direito a todo um ritual de passagem, mas a verdade é que já sinto necessidade de renovar a serenidade aí prometida e alcançada.

É chegada a altura de voltar a parar e acalmar pensamentos. Baixar defesas. Recolher.

É chegada a altura de esvaziar o peso interior e expirá-lo com força. Pausadamente.

Sem me aperceber, a Quarta-feira de Cinzas chegou em jeito de impulso. De proposta. É Quaresma.

E, por isso, aproveitando as palavras do Papa Francisco: "Para, olha e regressa"!






domingo, 21 de janeiro de 2018

CrAstina ❤



Não poderia "abrir" as publicações deste ano do blogue com missão mais bonita: a partida da minha CrAs para um Mundo Maior.

Uma das pessoas mais extraordinárias com que a vida me presenteou, decidiu ser tempo de fazer ainda mais pelos outros, com a coragem gigante de deixar para trás o conforto da "nossa vidinha".

Partes e parte de ti fica cá, comigo. Connosco.
Partes e parte de mim vai contigo, para essa terra de Sol ardente, fértil de amor e natureza.

Partes por um ano e guardo-te num abraço apertadinho, até ao teu regresso.

Wherever you go, keep shining and smiling! Itoculo will never be the same again! 😊

Porque se há sorriso que encanta, esse sorriso é o teu, minha CrAs! ❤

Obrigada! Muito obrigada!